terça-feira, 19 de maio de 2009

Encapobicho

Hoje de manhã, estava sassaricando pelo site da BBC Brasil e acabei topando com um vídeo totalmente from hell. Um grupo (Leicester Teenage Pregnancy and Parenthood Partnership/ Grã-Bretanha), de profissionais da saúde pública e pais, que luta contra a gravidez na adolescência, resolveu lançar uma campanha um tanto quanto pesadjééénha (mesma matéria tá no G1).




Dá um look no aproach do vídeo (e depois volta aqui): EMPRENHAR É FROM HELL

Assiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim, a intenção não deixa de ser válida, óbvio. Tem mesmo que conscientizar essa galere, pegar pelo braço e falar "encapa esse bicho", mostrar que a realidade é foda e dubadubadubadidu. Mas sinceramente... essa mistura de Bruxa de Blair com porrada de estádio me deixou até um pouco confusa, juro. Vamo lá:

1- A ideia dos criadores da campanha era de "chamar atenção para o problema e lançar o debate";
2- No vídeo o único problema que eu consegui perceber era o de que a menina estava dando a luz na porcaria de um gramado;
3- Em nenhum momento ele passa a mensagem de "use camisinha". Somente a de "olha aí o que vai acontecer contigo mermão";
4- Uma coisa é uma coisa, outra coisa outra: uma coisa é, sei lá, fazer uma campanha contra as drogas e mostrar como o dependente fica fudido mal; outra é fazer uma campanha contra a gravidez na adolescência e mostrar... um parto tosco. Volto a repetir: quedê a camisinha?

Na boa, acho que isso não passou de um emputecimento agudo uma cartada mucholoca do povo que faz parte do Leicester Teenage Pregnancy and Parenthood Partnership (copieicoleiRÁ). Tanto queeeeeee, na entrevista, a dona Emma entrega o babado certo:

"Os jovens disseram que, para ter algum impacto, as mensagens devem ter um tom engraçado ou chocante. Neste caso, optamos pelo chocante."

, chocou? Chocou. Mas e daí? Tenho certeza que não mudou em nada o que os teenagers cheios de amor pra dar pensam.

E DIGO MAIS: esta metodologia de chocar e bidibibadabá, é velha! Saiu lá da minha Sapolândia, lugar onde o que vale é a "Lei do Mermão". Rapá, se o caboco fica de brincadeirinha, o mano já solta a lei:


- "MERMÃO, se tu não consegue aprender na conversa, tu vai é aprender na porrada"

Sapolândia = TENSO.

Fica dica, encapa o bicho e sijoga.

-----------------------------------------------------

UPDATE:

Flavinha veio me dizer que não conseguiu ver o vídeo quando clicou lá no link. Se caso você não conseguir, faz assim como a tia vai explicar:

1- Copia e cola esse link ai no seu navegadorzinho : http://www.youtube.com/watch?v=CRGgWBROuWs

2- Não conseguiu? Então vai no Youtube e escreve:
Teenage Pregnancy Video

3- Não conseguiu? Eeeerr... então esse post foi apenas fruto da sua fértil imaginação, ele nunca existiu, ele nunca foi escrito, ele...

8 comentários:

Unknown disse...

tem uma sapolandia aqui perto

Camila Baranda disse...

Acho que é a mesma. Eu morava ai perto ;p

Fabiano disse...

Ótimo texto!
E também acho que o vídeo não chocaria a Geisislane, 16 anos, da Sapolândia, com seus 4 filhos: Monday, Tuesday, Wednesday e o cacula, Thursday.

Comentário dela: "Maninhu, grama é pra rico! Nóis pari o mininu é nu barro mermo!"

Unknown disse...

"Lei do Mermão" é? uaeuheauuhaeuhae. me passei pra essa. esse vídeo tá realmente muito por fora. chocar por chocar tbm não dá. ;)

Camilla disse...

Eu to é rindo aqui desse parto no gramado! HIAUSHAUIS

If 6 was 9 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol pedrosa disse...

dábliu tê éfi!
eu disse: DÁBLIU TÊ ÉFE MINHA GENTE!

If 6 was 9 disse...

CITOTEC x)